16/02/2016

Passaporte + Visto americano, como tirar? #pausaprafotoinUSA


Olá gente, tudo bom com vocês?

Quanto tempo não é? Estive um pouco muito atrapalhada com as coisas do blog, mas agora estou de volta com tudo!

Durante esse mês, todas as minhas redes sociais estarão totalmente dedicadas ao tema viagem! Vocês podem acompanhar tudinho o que está acontecendo durante a minha viagem nas minhas redes sociais ou pela hashtag #pausaprafotoinUSA

Instagram Pessoal, Instagram do blog, Fan page, Twitter e snapchat: lilianlerma

O primeiríssimo tema é sobre passaporte e visto americano. Trouxe esse tema justamente porque muitas pessoas têm dúvidas a respeito disso, então como já passei por esse processo algumas vezes, resolvi dar minhas dicas.

Primeiramente, amigos e amigas: Esses processos têm de ser feitos com antecedência. Uma viagem para os Estados Unidos não é algo que se planeja em menos de 2 meses sabe? Vai viajar em dezembro? Comece o processo de emissão no começo do ano, para garantir. Por que precisa ser tanto tempo antes assim? Porque é um processo demorado. Bem demorado.

Passaporte:

A Polícia Federal é o órgão do governo responsável pela emissão dos passaportes aqui no Brasil. Agora ele tem validade de 10 anos. Algo interessante sobre passaportes, é que não existe renovação nem prorrogação. Toda vez que seu passaporte vence, temos que tirar outro documento, com uma nova numeração.

A emissão do passaporte é basicamente dividida em 4 passos:

1- Documentação

Nesse passo é necessária a separação dos documentos necessários. A lista dos documentos está descrita aqui. Lembrando que toda vez um passaporte novo é feito, então o processo é o mesmo todas as vezes, com os mesmos documentos. Então eu aconselho deixar uma pastinha com eles, para facilitar :) 

2- Solicitação do passaporte + pagamento da GRU

Esse passo consiste no preenchimento desse formulário aqui. Se você tiver alguma dúvida sobre o preenchimento, talvez isto possa te ajudar. Você deve pagar uma taxa, chamada de GRU, podendo ser paga por boleto ou cartão de crédito. A taxa atualmente está custando R$ 257,25.

Em alguns postos da Polícia Federal, é necessário agendamento. Em SP até onde eu sei, todos precisam de agendamento, e você pode clicar aqui para agendar o seu horário no posto escolhido da PF.

3- Comparecimento ao posto da PF

Nesse passo, comparecemos ao posto escolhido, no horário marcado, com a documentação necessária, a GRU paga, e com o protocolo da solicitação impresso. É bem rápido o processo: eles coletam suas digitais, conferem os documentos e tiram uma foto.

Um dado muito importante a ser visto, é que menores de 18 anos têm que estar acompanhados dos dois pais/representantes legais. Caso um deles não estiver presente, deve-se apresentar o protocolo de solicitação juntamente com uma autorização assinada e reconhecida em cartório, autorizando a emissão do passaporte ao menor. Mais informações, clique aqui.

4- Entrega do passaporte

O passaporte deve ser retirado em mãos, mediante apresentação do documento de identidade. Durante o processo de emissão, você será avisado do dia e local da retirada.

Se tiver mais alguma dúvida com respeito a emissão do passaporte, consulte dúvidas mais frequentes, aqui.


Visto Americano:

Esse processo é um pouco muito mais trabalhoso do que o anterior. Existem diversos tipos de vistos americanos, mas citaremos o processo do mais comum, o visto B1/B2, que é o visto para turismo e de viagens a negócio. É importante ressaltar que esse tipo de visto nos permite ficar por um tempo determinado em território americano, não permitindo a imigração para morar, trabalhar, estudar etc. Esse visto tem a duração de 10 anos, e deve ser emitido em consulados ou embaixadas americanas, que existem em alguns estados brasileiros (clique aqui para ver quais estados possuem embaixadas ou consulados americanos). Infelizmente não existem em todos os estados, por isso muitas pessoas têm de viajar para conseguir tirar seu visto americano.

A emissão do visto está basicamente dividida em 3 passos:

1- Solicitação do visto pela internet (DS-160)

Eu aconselho que antes do preenchimento, você dê uma olhada nesse link aqui, onde fala os documentos e dados que precisaremos ao preencher o formulário. Aí fica mais fácil na hora de preencher, e não temos o perigo de ter que parar o preenchimento no meio e acabar esquecendo de algo.

Agora deve se preencher o formulário DS-160, que está disponível nesse site aqui. É um formulário bem grande e com umas perguntas completamente esquisitas, mas necessárias. Ele é todo em inglês, mas existem sites que nos ajudam com o preenchimento, como esse aqui que usei ao preencher o meu. 

Ps: É importantíssimo que você tenha seu "Application ID" salvo com você, pois poderá precisar dele caso for necessário alterar algo no formulário sem perder todos os dados já preenchidos.

2- Agendar as entrevistas

O agendamento das entrevistas é feito por meio desse site aqui. No meio do agendamento, é necessário fazer o pagamento de uma taxa, no caso da taxa do visto B1/B2 é US$ 160, que pode pagar no boleto bancário ou no cartão de crédito.

São duas entrevistas. A primeira, também chamada de pré entrevista, é no CASV e segunda é no próprio consulado ou embaixada. Se você estiver tirando o visto americano pela primeira vez, será necessário comparecer em ambas as entrevistas. Como o primeiro visto americano que emiti foi em 2000, desde então só faço renovações. Normalmente, quando há uma renovação, eles te isentam da entrevista no consulado/embaixada. 

Ps: No ato do agendamento da entrevista, é necessário agendar as duas datas no sistema, mesmo se você já souber que seu caso é renovação e vai ser isenta da segunda entrevista.

Ps2: Preste muita atenção as datas das entrevistas! É necessário que a pré entrevista no CASV seja numa data anterior a entrevista do consulado/embaixada ok? E também eles não permitem agendar as duas no mesmo dia, infelizmente.

Nessa hora também você escolhe o tipo de retirada do seu documento: SEDEX ou retirada no local.

3- As Entrevistas

- CASV (Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte)

No dia e horário marcado (sério, não chegue atrasado, eles não deixam entrar), deverá comparecer na pré entrevista no CASV com o comprovante do formulário DS-160 impresso, o passaporte válido e o comprovante de pagamento da taxa do visto. Uma dica para facilitar essa entrevista é levar documentos que comprovem que você tem vínculos com o Brasil. Como boletos de escola, faculdade, declaração de imposto de renda, etc etc etc. A embaixada não pede isso, mas eu recomendo, pode facilitar para você ;)

Vi em diversos sites que eles não deixavam entrar com bolsas, mas quando cheguei lá pude entrar tranquilamente, apenas a revistaram e pediram para eu desligar o celular.

Lá no CASV eles confirmam os documentos levados, coletam novamente as digitais e tiram uma foto. Sim, a foto é diferente agora, meu ultimo passaporte as duas fotos eram iguais. 

Ps: Você vai sair horrível na foto do visto, principalmente se tiver cabelo grande. Eles pedem para você tirar qualquer tipo de cabelo da frente do rosto e orelhas :(

Ps2: É nessa entrevista que você descobrirá se vai ser isento da outra entrevista ou não. 

- Embaixada/Consulado (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília)

Faz ANOS que eu não faço essas entrevistas, e a única vez que minha família foi em uma, eu tinha 6 anos hahah

Nessa entrevista leve impresso o comprovante de agendamento e chegue no horário agendado, sem atrasos.

O que me contam dessa entrevista? Que é bem mais demorada do que a outra. Eles fazem algumas perguntas estranhas também, mas como já disse anteriormente, são necessárias. A dica que dei anteriormente também vale para essa, leve comprovantes de laços com o Brasil. Uma dica muito muito boa é se você já tiver realizado a compra da passagem/hotel, leve o voucher. Assim vai estar bem clara a sua intenção de sair do país e retornar ao Brasil.

4- Retirada do passaporte 

Se se o seu visto for concebido, eles ficarão com o seu passaporte para a emissão do visto. Se você escolheu na hora do agendamento a opção de entrega por SEDEX, ele chegará na sua residência/local escolhido. Se a opção escolhida for retirar no local (eu escolhi essa opção), retira-se o passaporte no CASV (pelo menos eu retirei lá, vale a pena se informar sobre). Para a retirada não é preciso agendar dia nem horário, a fila é feita por ordem de chegada. Leve o protocolo de retirada e pronto, já sairá com seu passaporte e visto em mãos.

Lembrando que não sou nenhuma profissional na área, só estou contando as minhas experiências e tentando ajudar vocês como eu posso.

Gostaram dessa dica? Deixe um comentário se você gostou, ou se tiver mais alguma dúvida!

O próximo post vai ser vídeo! :D Fiquem de olho!

Um beijinho e até a próxima ;)

Image Map  

4 comentários:

  1. Muito bom o post, só acho que faltou diz em quanto tempo retirou o visto..foram mesmo os 10 dias úteis?

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, quero tirar meu visto e passaporte e as dicas ajudaram mto! Estou acompanhando sua viagem no instagram, e fiquei babando nas fotos! Que sonho!
    bjs
    www.coisinhasdalarys.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, fui fazer a foto do visto, de cara lavada e cabelo preso, parecia uma condenada, cheguei lá a mulherada toda maquiada, quando perguntei à atendente ela disse que agora esse requisito estava mais flexivel, mas não dava mais tempo de me maquiar!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© PAUSA PARA FOTO - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo