03/07/2015

Cronograma Capilar: o que é, e como eu faço!


Oi gente tudo bom? Vim trazer um assunto bem legal hoje aqui no blog. Já falei levemente sobre isso no vídeo de dúvidas sobre o meu ruivo laranjinha, mas achei que seria uma boa falar mais a fundo aqui no blog :)

Primeiro de tudo: O que é um cronograma capilar?

Bom, um cronograma capilar é basicamente uma agenda (aí vem o nome cronograma mesmo, no sentido que tem momentos definidos pras coisas) composta por três etapas: Hidratação, Reconstrução e Nutrição. Essa "agenda" é pra tratar o nosso cabelo, repor os nutrientes e a massa capilar que nosso cabelo perde. O nosso cabelo perde massa e nutrientes normalmente, não porque fazemos algo em especial (em alguns casos sim, é porque fazemos, mas ok hahah) por causa de exposição ao sol, uso frequente de secador/chapinha/babyliss, poluição, água com cloro (por exemplo de piscina), banhos com água muito quente, e por aí vai. Tem coisas que não temos como evitar não é? Quem mora em SP por exemplo, dá pra evitar poluição? haha não, infelizmente! :(

Como funciona o cronograma capilar?

Trago aqui a imagem do "cronograma capilar oficial", que é o mais basicão de todos. É recomendado que se tenha pelo menos 48 horas de intervalo entre cada etapa.

Primeiro vou dar uma explicação basiquinha do que significa cada etapa.

Hidratação: Essa etapa é a mais comum entre as pessoas, muitas delas acham que só de fazer hidratação o cabelo delas já vai ficar lindo e maravilhoso. Bom, não é sempre assim. Existem pessoas super sortudas que não fazem nada nada no cabelo e o cabelo é maravilhoso tratado brilhante, mas nem todo mundo tem essa sorte não é? hahahahah Enfim, a hidratação é nada mais nada menos do que repor a água dos cabelos. Produtinhos de hidratação também possuem emolientes que deixam nosso cabelo macio, resistentes e brilhantes.

Reconstrução: Etapa poderosíssima! Responsável pela reposição da massa que seu cabelo perdeu. Os produtinhos contém proteínas, aminoácidos e minerais. (A mais comum é queratina, tudo o que tem quera- no nome é reconstrução hahaha)

Nutrição (ou Umectação): A nutrição é nada mais nada menos do que devolver os lipídios (óleos vegetais) para seus cabelos. Normalmente, quando fazemos coloração e químicas no cabelo, é dela que precisamos.

Eu, particularmente, não sigo uma tabela de dias que eu preciso fazer tal etapa no meu cabelo, eu simplesmente vou vendo como ele está, como anda a saúde dele, e faço uma etapa de acordo com as minhas observações. Porque eu faço isso? Bom, é simples. Vou dar um exemplo. Se você já tem um cabelo super oleoso, daqueles que você lava de manhã e no final do dia já dá pra fritar um ovo nele, você já tem óleo/gordura demais no seu cabelo não é? Agora, nesse "cronograma capilar oficial" tem três nutrições em um mês. Eu acho um pouco demais pra um cabelo oleoso hahah

Lembrando que: depois que seu cabelo já está saudável, o excesso de queratina por exemplo, pode deixar seu cabelo duro. Então minha dica é após terminar o cronograma, ir observando como está seu cabelo e fazendo as etapas de acordo com o que julga necessário.

Como saber o que eu preciso no meu cabelo?

Se o seu cabelo está ressecado e sem brilho: hidratação

Se o seu cabelo não está maleável: nutrição

Se o seu cabelo está quebradiço, poroso e fino: reconstrução

ps: Hidratação nunca é demais viu? Use e abuse :)

O que compõe as máscaras de cada etapa?

Tá aí uma dúvida que eu tinha! No começo fica difícil lembrar de todos os nomes, mas com o tempo a gente pega o jeito ;)

Máscaras de hidratação: São as mais fáceis de achar. Possuem componentes como: silicone, glicerina, álcool modificado, vegetais, pantenol e normalmente são a base de frutas.

Máscaras de Nutrição/Umectação: Normalmente possuem a palavra óleo/manteigas no nome. Fácil de diferenciar. Muitas meninas usam óleo de coco/azeite extra virgem nessa etapa, eu ainda não fiz, mas quero muito experimentar. Conto pra vocês o que deu ;)

Máscaras de Reconstrução: Normalmente tem base de creatina, queratina, aminoácidos, arginina, proteínas hidrolisadas, colágeno etc etc etc. Já disse aqui e vou dizer de novo: CUIDADO com queratina em excesso. Deixa seu cabelo duro e pode levar a quebra dos fios. O ideal é fazer reconstrução a cada 15 ou 30 dias. Se seu cabelo está danificado por causa de alguns processos como luzes, descoloração em geral e processos de alisamento, pode fazer de 15 em 15 dias até perceber que seu cabelo recuperou a aparência. Depois faça uma reconstrução mensal só. LEMBRANDO: Sempre faça uma hidratação na etapa anterior. Eu recomendaria fazer uma nutrição, uma hidratação e aí sim uma reconstrução.

Vou dar uma diquinha bem legal pra vocês, que eu faço, pra não esquecer hahahah ê memória de peixe! Eu anoto! Tenho uma agendinha, que anoto os dias que eu fiz cada etapa, para não esquecer por exemplo quando eu fiz minha ultima reconstrução. Não dá tanto trabalho não e meu cabelo agradece ;)

Uma coisa que não tem muito a ver com o cronograma, mas eu acho bem importante avisar, é a sequência de lavagem. Lave com o shampoo, depois aplique a máscara, e depois aplique o condicionador. O shampoo abre as cutículas do fio, a máscara vai tratar, e o condicionador vai fechar as cutículas. A trouxinha aqui, passava o condicionador primeiro e não entendia quando o cabelo não ficava tratado lindo e maravilhoso hahaha depois de muito tempo fui entender -_- Mas enfim né, vivendo e aprendendo! ;)

Se vocês quiserem que eu faça algum post sobre meus produtinhos de reconstrução/nutrição/hidratação comenta aqui em baixo que eu faço com certeza!

Espero que vocês tenham gostado do post!

Um beijinho e até a próxima! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© PAUSA PARA FOTO - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo